BEYOND WW
Entidades parceiras
Norberto Diver
Horta, Faial
A Norberto Diver oferece experiências inesquecíveis acima ou debaixo do mar! Foi criada em 1996, por Norberto Serpa, o “lobo-do-mar”, que tem mais de trinta anos de experiência com a vida marinha. Com a Norberto Diver, pode ir ver baleias, golfinhos, tartarugas, tubarões, Mobulas e toda a vida marinha costeira.
Espaço Talassa
Lajes do Pico, Pico
Do encontro entre o antigo baleeiro "João Vigia", o velejador Serge Viallelle, nasceu o Espaço Talassa, em 1989. Surgiu em 1991, o primeiro projeto açoreano de proteção do meio marinho e de educação do público "Golfinhos, Baleias e Homens". A BOCA (Base de Observação dos Cetáceos dos Açores) abriu as suas portas em 1995 sobre o porto das Lajes do Pico ao lado do Museu dos Baleeiros. Possuímos barcos equipados com hidrofones, no entanto, utilizamos acima de tudo os serviços de antigos baleeiros, instalados em torres de observação, conhecida como Vigia. Estes vigias indicam-nos, via rádio, não só a presença dos animais, respetiva posição, dimensão dos grupos, mas também o estado do mar. Cobrimos cerca de 50 milhas (80 km) Este/Oeste e 20 milhas (35 Km) Norte/Sul num raio de 200 graus.
Azores Experience
Horta, Faial
Azores Experiences was founded in 2012 by Filipe Ávila and Pedro Filipe. They both have great passion for the Azores which results in the best and most authentic experiences for customers. Filipe has been working in tourism for quite some time now, guiding visitors, uncovering secrets and telling stories. By chance, he met Pedro – from Portugal mainland, passionate for the Azores and a “whale geek” – who he found to be the perfect partner to start this company. Filipe mostly works on land, and Pedro on the ocean, which is the perfect combination. The mission is simple: to provide the best experiences possible. We wish to show everyone who joins us our knowledge and passion for the islands.
CW Azores
Madalena do Pico, Pico
CW Azores is an official whale watching operator and dive centre in Madalena do Pico. The
company has been operating since 2008, featuring an international team and uniting the
commercial activity to a constant effort to contribute to scientific research and raising
conservation awareness.
Moby Dick
Ponta Delgada, São Miguel; Lajes do Pico, Pico
Originalmente chamado Netos de José Augusto, o barco foi construído há cerca de 60 anos. Primeiro foi um ferry de passageiros entre as duas ilhas mais ocidentais do arquipélago, Flores e Corvo. Em 2003 foi adquirido pelo proprietário atual, José F. Costa. Hoje em dia, Moby Dick navega por mar alto em segurança mostrando a pessoas de todo o mundo as maravilhas da Natureza.
Terra Azul
Vila Franco do Campo, São Miguel
TERRA AZUL is a marine eco-tour operator since 2001, specialized in whale watching and marine wildlife tours, based at the marina of Vila Franca do Campo, São Miguel – Azores Islands, Portugal. Our work concentrates on responsible ecotourism with scientific education, research contribution, wildlife conservation, local culture, and the highest respect for nature! The company proudly supports research & conservation projects in and outside the Azores focusing on cetaceans, sea turtles and marine birds.
Terra do Pico
Mosteiros, São Miguel
A Terra do Pico conta com uma equipa empenhada em transmitir aos seus clientes as intensas experiências que a Natureza cria, permitindo-lhe escapar dos limites da cidade e explorar o mar, a rocha e toda a vida envolvente, na bela freguesia dos Mosteiros. Temos também como objectivo descentralizar o turismo do centro que é Ponta Delgada e mostrar os recantos encantadores e a simples vida que a nossa ilha de São Miguel acarreta. Operamos na histórica costa norte e oeste da ilha, onde a caça à baleia foi praticada há mais de 30 anos e onde agora temos a oportunidade de encontrar numerosos e variados grupos de
cetáceos. Com o objectivo de conectar as pessoas com a Natureza, esforçamo-nos para oferecer, além de aventuras inesquecíveis, momentos de sensibilização referentes à poluição oceânica e as várias consequências que isso nos traz, bem como opções para uma vida mais ecológica e sustentável.
Futurismo Azores Adventures
Ponta Delgada, São Miguel; Lajes do Pico, Pico
A Futurismo é uma empresa pioneira na atividade de Observação de Cetáceos nos Açores. É a maior empresa na área da atividade marítimo-turística e animação do Arquipélago. Tem vindo, desde 1990, a alargar as suas áreas de atividade, bem como, alargando as suas bases de trabalho a outras ilhas, tendo neste momento uma presença com programas turísticos em praticamente todas as ilhas dos Açores. Tem uma preocupação especial com a comunidade, com a educação e o ambiente, bem como, com a investigação cientifica, sendo “ninho” para biólogos marinhos desenvolverem as suas aspirações de carreira académica através de apoio a mestrados e saída profissional. Tem, ainda, algumas colaborações protocolares com diferentes universidades europeias e investigadores da área dos cetáceos. O projeto da Futurismo é um projeto de paixão baseado no conhecimento.
Picos de Aventura
Ponta Delgada, São Miguel; Angra do Heroísmo, Terceira
Criada em 2002, a Picos de Aventura é uma empresa de Animação Turística que permite desfrutar do que os Açores têm de melhor para oferecer. As suas actividades, quer em mar quer em terra, permitem-lhe conhecer os recantos da ilha de São Miguel, envolvendo-o numa interacção constante com a natureza, e tudo o que esta representa, bem como a cultura e gastronomia locais. Distinguimo-nos por realizar atividades marítimas e terrestres com pequenos grupos de visitantes, de forma a fornecer serviços mais versáteis e personalizados e a possibilitar a criação de itinerários tailor made, sem prejudicar os locais onde estas atividades decorrem. A sustentabilidade da Região dos Açores está integrada na nossa operação, na medida em que temos assumimos o compromisso em encontrar o equilíbrio entre o que fazemos e o que preservamos.
Naturalist
Horta, Faial
A Naturalist, Ciência e Turismo é uma empresa de base académica e ligada ao Turismo fundada por investigadores da Universidade de Lisboa e Açores (MARE-start up Universidade de Lisboa). As expedições no mar ou em terra são guiadas por Biólogos ou investigadores, 10% de cada bilhete reverte para a investigação. No ponto de vista da Naturalist, o Turismo só poderá estar aliado à Ciência para que a sustentabilidade e a qualidade dos serviços sejam de facto uma realidade. Com a Naturalist, os clientes serão recebidos por uma equipa de investigadores doutorados da Universidade de Lisboa /Açores, fundadores de ONG's como a Sciaena ou a Atlantic Naturalist, parceiros da WWF e com mais de 60 publicações científicas, capítulos de livros e publicações nos media nacionais e internacionais.
Aqua Açores
Lajes do Pico, Pico
Fundada em 1996 por uma família local, a Aqua Açores oferece aos seus clientes uma visão única do mundo enigmático dos cetáceos e da abundante vida marinha selvagem existente nas águas dos Açores. A Aqua Açores mantem-se como um negócio familiar e com a preopuação em oferecer um serviço de observação de baleias e golfinhos de qualidade, baseada principalmente no bem-estar dos animais e do seu meio ambiente
Outros parceiros
CiBio
Ashley Jones
O CIBIO-Açores, Centro de investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos – Açores, tem sede na Universidade dos Açores, constituindo-se como um grupo de investigação do InBIO, a Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva. Desde a sua formação em 2006, a sua atividade centra-se no desenvolvimento de investigação de elevado nível na área da biodiversidade, utilizando os Açores e outros sistemas insulares como modelo. As suas áreas de ação estendem-se dos biótopos costeiros até às florestas naturais e de exóticas, incluindo também a ecologia das águas interiores, a paleoecologia e a paleontologia.
Azorean Biodiversity Group
Ashley Jones
The Azorean Biodiversity Group is a regional centre recognized by the Azorean Science Research Council and the University of Azores. Between the years of 2008 and 2014 the Azorean Biodiversity Group (ABG) contributed to the CITA-A vision and mission, by conducting research on oceanic islands used as natural labs for testing ecological theory to understand how human activities and natural processes interact under global changes. Now, the Azorean Biodiversity Group belongs to another FCT center, the CENTRE FOR ECOLOGY, EVOLUTION AND ENVIRONMENTAL CHANGE (cE3c), based in Lisbon.
Okeanos
Ashley Jones
The Institute of Marine Sciences – OKEANOS is a recent research unit of the University of the Azores, classified as Excellent by FCT, the Portuguese national funding agency for science, technology and innovation. Okeanos-UAc is commissioned to leverage the mid-Atlantic strategic position and conduct leading research and education to advance the understanding of the deep-sea and the open ocean in a changing planet, promoting the sustainable blue economy and management of marine ecosystems for the benefit of the society and the environment. OKEANOS takes advantage of existing facilities and resources such as dedicated offices, laboratories, scientific equipment or research vessels. In the last 20 years, OKEANOS members developed both fundamental and applied research, supported strong links to governmental and private organizations, and created a large international network of collaborations, achieving a world-renown position in deep-sea and open-ocean research.
Universidade dos Açores
Ashley Jones
Fundada a 9 de janeiro de 1976, surgiu na sequência da implantação do regime autonómico nos Açores e da política de expansão do ensino superior em Portugal. Procurou, inicialmente, dar resposta às múltiplas necessidades de formação de quadros na Região, elevar o seu nível cultural e promover o seu desenvolvimento científico e tecnológico. Hoje em dia, o grau de desenvolvimento que se alcançou nos Açores encontra na ação desenvolvida pela Universidade uma das suas principais fontes de dinamização. As várias áreas de ensino e investigação cultivadas na Universidade ampliaram profundamente o conhecimento da complexa realidade do mar, da terra, da vida, da história, da sociedade e, em geral, da cultura das ilhas.
Whale Heritage Sites
Ashley Jones
Os Açores foram recentemente certificados pela World Cetacean Alliance como Whale Heritage Site (WHS) em Março de 2023. Desde esse momento, a Câmara Municipal das Lajes do Pico corre com a sua gestão. Este reconhecimento, apoiado pela World Animal Portection, acredita á região como lugar único onde os cetáceos e os seus habitats são celebrados, respeitados e protegidos. As nove ilhas dos Açores têm uma forte vinculação cultural com os cetáceos, evoluindo desde os tempos da baleação, cuja espécie alvo era o cachalote, até os dias de hoje, onde o turismo de observação de cetáceos é um dos grandes atrativos da região, e onde a presença de baleias e golfinhos é evidente nos distintos aspetos da vida da sociedade Açoriana.
Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves
Ashley Jones
A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves é uma ONG de Ambiente dedicada a conservação das aves e dos seus habitats. Nos Açores, a SPEA trabalha há 20 anos tendo desenvolvido trabalhos de conservação em habitats terrestres (nomeadamente com o priolo, a floresta Laurissilva e as turfeiras na ilha de São Miguel) e em habitats costeiros e marinhos (nomeadamente com procelariiformes no Corvo, Vila Franca do Campo, Flores, Graciosa e Santa Maria). Desenvolve também esforços de promoção da sustentabilidade nas áreas protegidas da região e compatibilização de atividades com a avifauna, nomeadamente ligado a linhas elétricas e infraestruturas aeroportuárias. Ainda, a SPEA gere o Centro Ambiental do Priolo (CAP), centro associado de ciência da RECCAA 2030, que tem como objetivo divulgar a ciência ornitológica, ecologia e a biologia de conservação. A SPEA, através do CAP, promove várias iniciativas de ciência-cidadã que pretendem avaliar o estado de conservação das aves no arquipélago dos Açores e fornecer informação para melhorar a conservação destas espécies.
Conservatório Regional de Ponta Delgdada
Ashley Jones
O Conservatório Regional de Ponta Delgada (CRPD) é a única instituição oficial de ensino especializado da música na ilha de São Miguel. Como tal tem um papel fundamental na formação e educação pela Arte, através da Música, como parte integrante do desenvolvimento da sensibilidade humana. Concomitantemente à função pedagógica, o CRPD assume uma responsabilidade social e cultural ao nível da ilha onde se insere, intervindo direta ou indiretamente dentro e fora das comunidades a que pertencem os seus alunos. Ambas as dimensões configuram a missão do CRPD, contribuem para a construção e afirmação dos seus princípios e valores, numa constante reflexão sobre a realidade musical, social e humana.